publicidade
Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Esporte

Dubai usa drones pra provocar chuva em meio a onda de calor com temperaturas perto dos 50ºC

24 jul 2021

| 18:40h | Esporte
Dubai usa drones pra provocar chuva em meio a onda de calor com temperaturas perto dos 50ºC

Os Emirados Árabes Unidos provocaram a própria chuva na cidade de Dubai nesta semana. Com temperaturas máximas perto dos 45ºC e, às vezes, até 50ºC, o país vive um período de muita seca e calor. O Centro Nacional de Meteorologia fez uma parceria com pesquisadores ingleses, que criaram drones com tecnologia inédita para ajudar a resolver o problema.

Com funciona: os drones carregam as nuvens com cargas elétricas, fazendo com que a chuva se aglutine e fique mais forte, chegando até o chão mesmo com as altas temperaturas. A criação da tecnologia é da Universidade de Bath e o estudo com os testes – publicado em janeiro deste ano – é da Universidade de Reading, ambas localizadas na Inglaterra.


De acordo com o “The Washington Post”, os cientistas receberam US$ 1,5 milhão (R$ 7,8 milhões) por três anos para a idealização do projeto. O financiamento garantiu a construção de quatro drones que podem voar por cerca de 40 minutos.

Escassez de água

A falta de água e as altas temperaturas são um problema grave nos Emirados Árabes Unidos. Segundo a Universidade de Bath, a precipitação média do país é de 100 mm por ano. Em São Paulo, por exemplo, é de mais de 1300 mm por ano. As autoridades do país estão criando medidas para tentar atenuar o clima do país, ainda mais agora com as temperaturas globais em alta devido ao aquecimento do planeta.

Fonte: G1



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Saiba tudo sobre o Mercado Imobiliário com Corretor de Imóveis Cezinha dos olhos D'água.

Minha Figura
00:00
Download

A Psicóloga Flavia Sampaio fala sobre Psicologia Positiva no Programa .

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2021. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.